ULTRASSONS NECESSÁRIOS NA GRAVIDEZ

ULTRASSONS NECESSÁRIOS NA GRAVIDEZ

Fonte da imagem: www.guiadobebe.com.br

O ultrassom é um exame que através de ondas de som, emite uma imagem do útero, do bebê, da placenta e de outros órgãos.

O número aconselhado de ultra-sonografias (US) na gravidez é de pelo menos três.

No primeiro trimestre, se possível a partir da 7ª a 10ª semana, para calculo da data provável do parto, descartar um aborto espontâneo ou gravidez ectópica, determinar se há mais de um bebê, determinar a idade gestacional através do desenvolvimento do bebê, entre outros.

O segundo US, o de translucência nucal é  realizado  geralmente entre 12ª e 14ª semanas, para o médico acompanhar o crescimento do bebê, para determinar a posição do bebê e placenta,para medir uma dobra específica na nuca do bebê e verificar a presença do osso nasal.

A partir da 17ª semana já da para saber o sexo do bebê , se a ansiedade não puder esperar, peça um US para seu médico, é uma maneira  de ver seu bebê e acompanhar o crescimento.

E o terceiro US o Morfológico  é realizado entre as 20ª a 24ª semanas, é considerado o mais importante de todos, de todos se fosse necessário apenas um, este seria o pedido por seu médico. Fornece imagens detalhadas, que possibilitam rastrear síndromes, malformações e doenças congênitas, assim como possíveis modificações internas que podem atingir os músculos, as articulações, vasos sanguíneos, órgãos, entre outros.

US com doppler, pode ser realizado a partir da 31ª semana e avalia a vitalidade do bebê. Verifica o fluxo de sangue e de oxigênio para o feto e para a placenta. Indica se vai tudo bem com as artérias uterinas – alterações alertam para hipertensão ou pré-eclâmpsia.

Observações:

  • O ultrassom é seguro, sem contra-indicações.
  • Se possível faça o pré-natal, é um direito de toda gestante.
  • O ultrassom morfológico pode detectar más formações, como lábio leporino, hidrocefalia, síndromes cromossômicas, como síndrome de Down, alterações cardíacas, entre outras.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os campos marcados com * são obrigatórios.