DICAS DE COMO DAR BANHO NO BEBÊ RECÉM NASCIDO

DICAS DE COMO DAR BANHO NO BEBÊ RECÉM NASCIDO
O melhor horário para o banho é entre 11 e 15h, que são  horários mais quente do dia, entretanto algumas mães preferem dar o banho mais a noite, para que o bebê relaxe e durma melhor.

Mantenha o ambiente com janelas e portas fechadas.

Deixe ao seu alcance tudo que vai usar: sabonete neutro, algodão, cotonetes, álcool 70%, creme para prevenir assaduras, fralda e roupinhas.

Prepare a banheira com água na temperatura de 36°C, sempre testando  a temperatura da  água na parte interna do antebraço.

Tire toda a roupinha do bebê, tire a fralda e higienize o períneo. Envolva todo o corpinho em uma toalha, e comece sempre o banho pela cabeça: use bolas de algodão apenas com água sem sabonete, para higienização dos olhinhos, das narinas e da boquinha. Lave a cabecinha com shampoo neutro e enxágüe bem.

A seguir tire a toalha e coloque o bebê dentro da banheira, apoiando de forma confortável e segura, vai lavando e enxaguando o pescoço, tórax, axilas, bracinhos, mãos (inclusive umbiguinho), por último pernas e genitais. Se quiser, vire o bebê de costa para lavar o dorso.

banho do bebe01   banho do bebe 02

Fonte imagens: guiadobebe.uol.com.br

Ao final envolva o bebê novamente na toalha e comece a enxugá-lo delicadamente, não esquecendo de enxugar atrás das orelhas, as dobrinhas e entre os dedinhos.

banho do bebe03

Fonte imagem: guiadobebe.com.br

Usar cotonetes para limpar os contornos das orelhas e narinas. Higienizar o umbiguinho com cotonete e álcool 70%  e aplicar creme para prevenir assaduras.

A seguir vista o bebê, sempre com roupa confortável e apropriada à temperatura do ambiente.

Observações:

  • O banho deve ser o mais breve possível, evitando que o bebê sinta frio;
  • A pessoa que for manipular o bebê sempre deve estar de unhas curtas, sem jóias ou relógio;
  • Na hora do banho é normal que o bebê chore.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os campos marcados com * são obrigatórios.