A IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO

A IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO

Fonte da imagem: www.pasteur.bio.br

O leite materno é um excelente alimento desde os primeiros dias de vida por conter vitaminas, minerais, gorduras, açúcares e proteínas que são apropriados para o organismo do bebê.

Além de possuir muitas substâncias nutritivas, também é uma ótima fonte de defesa, o que dificilmente é encontrado em outros tipos de leite. A Organização mundial de Saúde recomenda que a criança seja amamentada no mínimo até o sexto mês.

O leite materno é o alimento perfeito para o bebê, ele contém todos os nutrientes necessários ao bebê nas quantidades certas, além dos anticorpos da mãe.

Bebês amamentados no seio são menos propensos a contraírem algumas enfermidades como pneumonia e as gripes, além de aumentar a capacidade cerebral.

A amamentação traz diversos benefícios ao bebê por facilitar na digestão, no funcionamento de seu intestino e melhora o desenvolvimento neuro-psico-motor e social da criança.

O leite materno é de mais fácil digestão. Os seios estão sempre prontos para o pequeno consumidor, não precisam ser esterilizados, preparados ou aquecidos.

Algumas mulheres acham que a amamentação faz os seios caírem. Se isto acontece, não é consequência da amamentação, mas de falta de sustentação. Os seios ficam pesados e é importante usar um sutiã firme (não apertado), que sustente bem dia e noite, até o final da amamentação.

A amamentação deve ser um prazer e não uma obrigação desagradável (é melhor a mamadeira dada com amor do que o seio de uma mãe raivosa). Se dar o seio não for agradável, procure um profissional especializado para ajudá-la a encontrar a causa do problema e resolvê-lo.

O maior inimigo do leite é o estresse. As mulheres querem ser, mãe, nutrizes, esposas, donas de casa e profissionais perfeitas logo que chegam da maternidade. A ajuda do pai, calmo, compreensivo, sem cobrança é muito importante, principalmente para ter uma amamentação calma e prazerosa.

Amamente seu bebê!

Fonte: Guia www.tendoumbebe.com.br/Revista Materlife

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os campos marcados com * são obrigatórios.