A IMPORTÂNCIA DO PAI NO DESENVOLVIMENTO DOS FILHOS

A IMPORTÂNCIA DO PAI NO DESENVOLVIMENTO DOS FILHOS

A presença do pai é muito importante, da gestação até a criação do filho.

A sociedade impõe muitos mitos sobre os pais, como: “Homens não sabem cuidar de bebês” ou “Você está destinado a ser um pai igual ao que teve”.

O pai tem de se preparar para tal responsabilidade deixando os mitos de lado e criando sua própria personalidade de “bom pai”. Junte mentalmente as pessoas que foram importantes em sua vida, tome como exemplo e seja o melhor pai para o seu filho! Queira ou não, o pai sempre será um dos maiores e melhores exemplos para uma criança, faça isso valer apena!

Como a criança aprenderá a ser organizada se vê o pai jogando as roupas no chão? A criança imita os pais, então, aproveite e mostre na sua rotina como você arruma sua cama e guarda suas roupas no armário.

Elogie o esforço da criança, fazendo isso, a mesma será incentivada a tentar novas coisas e será uma pessoa confiante. Se você elogiar apenas quando a criança acertar algo, ela ficará insegura para fazer outras coisas que não é boa em fazer. Simples hábitos no dia-a-dia podem fazer uma grande diferença no desenvolvimento de seu filho, como: “Muito bem! Você está tentando e já chegou até aqui. Agora vamos ver se consegue chegar até ali!”.

Brinque junto e no processo incentive a criança a organizar os brinquedos após as brincadeiras. É preciso fazer com que a criança entenda que após usar os brinquedos, eles precisam ser guardados no lugar que foram encontrados. Arrumar os brinquedos no lugar pode se tornar até parte da brincadeira!

Seja presente! A ausência do pai na infância e na adolescência faz com que a criança procure um substituto para a figura masculina, surgindo, assim, a imagem indireta da paternidade.

Seja criativo, presente, dê bons exemplos e seja o melhor super pai que você pode ser!

 

Fonte de informação: revista Materlife

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os campos marcados com * são obrigatórios.