BEBÊ E A SEGURANÇA EM CASA

BEBÊ E A SEGURANÇA EM CASA

Quando a criança nasce, tudo é novo. Os objetos, movimentos e sensações são novas experiências em sua vida e a curiosidade é um dos sentimentos mais vivos. Os pais devem respeitar e saber lidar com isso. Por conta dessa curiosidade, a segurança com o bebê deve ser redobrada nos primeiros anos de vida.

A Tutticare separou algumas dicas para maiores cuidados de segurança necessária do bebê em casa, veja a seguir:

Por causa do tato recém-descoberto, a criança pode colocar o dedo na tomada, então, muito cuidado! Uma maneira de evitar esse tipo de acidente é manter as tomadas fechadas com protetores plásticos. Sempre após o adulto utilizar as tomadas, não deve esquecer de fechá-las.

www.webreforma.com.br

Fonte da imagem: www.webreforma.com.br

Quando a criança começar a engatinhar e a dar os primeiros passos, preste atenção em todos os cantos de mesa, principalmente as mais baixas, que são de alcance das crianças. Nos primeiros meses de vida, a criança não tem a visão periférica formada por completo, nem equilíbrio e noções de distância. Nesse caso, proteja os cantos da mesa com protetores de silicone ou borracha.

mercadolivre.com.br

Fonte da imagem: produto.mercadolivre.com.br

Pelo fato de a criança ser movida pela curiosidade, nos primeiros anos de vida, os pais devem prestar atenção nos objetos que elas colocam na boca, principalmente os pequenos, que podem ser ingeridos sem que os pais percebam. Procure brinquedos que sejam apropriados para a idade dela e certifique-se de que não haverá problemas. Exemplos de livros seguros recomendados para crianças acima de 3 meses:

abelhinha patinha

LIVRO DE PANO – LE BRINQUE            LIVRO DE BANHO – LE BRINQUE

http://www.tutticare.com.br/produtos/le-brinque

 

Nos primeiros passos da criança deve haver cuidado com objetos em que ela possa se apoiar. Imagine um vidro que não esteja corretamente apoiado ou uma ponta de toalha de mesa com um jantar servido. Por isso, se atenha a essas dicas muito importantes para a segurança de seu bebê.

O berço pode parecer o lugar mais seguro para o bebê, mas requer cuidados, como:

  • Utilize uma almofadinha comprida como apoio para as costas do bebê, para manter a criança deitada de lado enquanto descansa e evitar que ela se vire de bruços e corra o risco de se sufocar;
  • Prenda o cobertor embaixo do colchão para evitar que ele se enrole, fique descoberto ou se sufoque;

Outras precauções:

  • Portas protegidas com grades, principalmente no acesso a escadas e locais perigosos;
  • Coloque rede de proteção em janelas de apartamentos e varandas;
  • Na cozinha, não deixe a criança em contato com garfos, facas e colheres. Assim que o bebê nascer, crie o hábito de colocar os cabos das panelas virados para dentro do fogão e procure usar sempre as bocas de trás do mesmo. As crianças têm curiosidade de saber o que acontece no fogão. O cheiro, o barulho e os movimentos estimulam a criança a mexer. Os cuidados evitam queimaduras;
  • Dê preferência ao álcool gel em vez do líquido, para uso doméstico;
  • Nunca deixe baldes com água ao alcance do bebê;
  • O banho é outro momento que requer atenção, não deixe a criança sozinha.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os campos marcados com * são obrigatórios.